Música e espaço – a arte da inspiração

And the stars look very different today
A curiosidade do ser humano para com a imensidão que paira suas cabeças constantemente e sua tentativa de desmistificar tal grandiosidade e mistério dos céus puderam ser observados de diversas maneiras: mitologias, astrologia, ciência, pinturas, literaturas e até mesmo a música. Sim, a música! 
Da junção de uma letra, uma ritmicidade e uma harmonia, que por fim podem expressar sentimentos, angústias e curiosidades, a música foi alvo para grandes mentes artísticas no período onde o mundo se encontrava em choque e tensões: a guerra fria (teremos post sobre essa época). Neste período, a corrida espacial foi fonte de inspiração para músicos poderem expressar seus sentimentos com o universo, resultando em obras primas da história da música.
Portanto, resolvi, em um post improvisado, coletar alguns desses clássicos musicais que trazem a temática espacial para seu enredo. Mas não se acanhe que somente dez músicas possuem tal temáticas; são várias. Afim de tentar reunir todas, resolvi também, além do post, criar uma playlist no Spotfy, cujo nome é o mesmo do blog e pode ser acessada aqui, com todas as músicas lá existentes que trazem essa temática de arrepiar os cabelos. E caso tenha esquecido de alguma música, deixe-a nos comentário que incluirei na playlist o mais rápido!!
  • Space Oddity – David Bowie (1969)
E nossa lista não podia começar com nada mais do que David Bowie, o ícone do pop-rock, e sua brilhante música Space Oddity. Aqui, Bowie nos traz a história do astronauta Major Tom e sua aventura em uma missão espacial que termina com a perda de comunicação entre o astronauta e o Ground Control (do inglês, controle em terra). Inspirado no filme “2001: uma odisseia no espaço”, afirmado pelo próprio David Bowie, esta música relata as descobertas e perigos envolvendo missões espaciais. Há outras interpretações mais “tenebrosas”, que podem ser lidas aqui. Mas prefiro esse encanto das missões espaciais.
  • Rocket Man – Elton John (1972)
Na posição de número 2 na Inglaterra e número 6 nos Estados Unidos, no ano de 1972, Elton John nos vangloria com Rocket Man. Composta pela mistura de um piano com uma batida sintonizante característico de Elton John, a música te envolve do começo a fim explorando os sentimentos de um astronauta deixando a família pelo trabalho, no caso uma missão a Marte. Com o trecho ícone “I’m a rocket mann!!!”, Elton deixa sua marca nas músicas com temas espaciais.
  • Starman – David Bowie (1972)
E mais uma vez o rei do pop se encontra nesta lista. Sim, no mesmo ano em que Elton John trazia Rocket Man, David Bowie nos presenteava com Starman. A primeira música em nossa lista que traz o imaginário de um contato extraterrestre, Bowie traz o contato de Ziggy Stardust (para aqueles que não conhecem o album desta música, vale a pena conferir) com o planeta Terra, trazendo uma mensagem de esperança, onde, no fim, as crianças devem dançar (‘Let all the children boogie’).  Vale a ressalta que em 1989, o grupo brasileiro Nenhum de Nós fez uma versão brasileira desta música, conhecido como Astronauta de Mármore, aprovada pelo próprio David Bowie (confira aqui).
  • Calling Occupants Of Interplanetary Craft – The Carpenters (1977)
E quem disse que músicas melancólicas também não podem falar do espaço? The Carpenters nos apresenta esta canção que, mesmo sendo um pouquinho brega ao gosto do autor que escreve, afirmo que esta música permanecerá no fundo da sua cabeça por um tempo, e quanto menos esperar, estará tagarelando-a. Com uma introdução que mostra o contato de alienígenas com uma rádio, a música traz o enredo de se enviar uma mensagem telepática espaço afora. E não vale tagarelar “Calling occupants of…“.
  • Major Tom (Coming Home) – Peter Schilling (1983)
Clássico é clássico, né pai?! E Peter Schilling, alemão nato da cidade de Stuttgart, nos presenteou com a continuação da história do astronauta Major Tom, que leva o nome da música. Sim, vemos a referência notória a Space Oddity, de David Bowie, onde é apresentado ao mundo o famoso astronauta. Clássico devido ao fanatismo que o autor que vos escreve tem por esta música. Para mim, esta música traz, além de uma batida envolvente, uma letra que nos faz sair do chão e querer viajar com Tom. Além do fato de a letra descrever com certo preciosismo o passo-a-passo de um lançamento por foguete (que será mais detalhado em outros posts).
  • The Final Countdown – Europe (1986)
Aos amantes do rock antigo, The Final Countdown, da banda Europe, alcançou a posição de número 8 no Billboard Hot 100, no ano de 1986 e ficando em primeiro lugar nas paradas de 25 países após seu lançamento. Com o enredo inspirado pelo clássico Space Oddity, novamente, e o próprio autor da letra assumiu a inspiração, a canção traz a situação de partida para o espaço (comparado ao filme Wall-e). E, apesar de constar no musical da Broadway Rock of Ages, foi esquecida na adaptação para o cinema. Sim, você vai ter nostalgia ou ouvir o teclado que inicia a música. 
  • Man on the moon – R.E.M (1992)
Por mais que Man on the moon não pareça estar relacionada com o espaço ou mesmo astronautas, esta vale sua presença por dois motivos: sua musicalidade e letra possuem certa harmonia que, sim, agrada ao autor, e pelo ato que esta levanta o ponto da conspiração do homem ter ido a Lua ou não (‘If you believed they put a man on the moon‘). E devido a este último motivo, achei interessante incluir nesta lista. A música em si é uma homenagem ao comediante Andy Kauffman, que sempre trazia, nas entrelinhas, questões provocantes ao momento, tais como o pouso do homem na Lua, se Elves morreu, entre outros.
  • Intergalactic – Beastie Boys (1998)
Rap dos anos 2000 (ou quase 2000), o clipe de Intergalactic traz a paródia ao filme de Kaiju, onde um robô gigante causa destruição pela cidade ao lutar com um polvo gigante, enquanto dança o estilo break. Como em um rap, a letra foca nos problemas cotidianos de um novaiorquino. Entretanto, o que fez esta música entrar para esta lista, além do clipe, é a inconfundível voz robô “intergalactic, planetary, planetary, intergalactic“.

  • Next year – Foo Fighters (1999)
Não podendo faltar nesta lista, uma canção melodrama ao som de Foo Fighters. Aqui, a banda-rei do gênero indie nos traz a canção de amor (‘There I can keep by your side’) misturado com a temática espacial. Imagens de feitos realizados durante a corrida espacial, além de satélites e astronautas na Estação Internacional, compõem o clipe.
  • Spaceman – The Killers (2008)
E para finalizar nossa lista, no ano de 2008, The Killers nos presenteia com a música Spaceman. A letra traz a visão de um humano que é abduzido por ET’s, e estes realizam alguns exames durante a abdução. Este é o entendimento que se tem ao pé da letra, mas há quem diz que esta música pode estar relacionado ao suicídio, como pode-se conferir aqui. Seja qual interpretação, o importante é que The Killers conseguiu encontrar a harmonia entra a letra que abduz e o ritmo que contagia.
Devo ressaltar, para finalizar esta lista sem injustiças, o grupo Public Service Broadcasting que faz remixagem com transmissões feitas na época da guerra fria sobre o tema da corrida espacial. Por ter letras que são frases ditas no rádio e afins, não trazendo a composição de uma letra inspiradora, resolvi não inserir nesta lista, mas vale MUITO a pena ir na playlist e conferi-las.

E então, o que acharam dessa coletânea de músicas galácticas? Lembram-se de mais alguma que possa complementar a lista? Envie-nos um comentário. Ficarei feliz em ouvi-las.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
<span>%d</span> blogueiros gostam disto: